domingo, 26 de julho de 2009

O Objectivo

É oficial, agora o grande objectivo desta época é o campeonato do Mundo de Júniores na Austrália em Serembro. Até lá ainda falta uma passagem pelo Fundão para disputar o Campeonato Nacional de Juniores e, muito treino.

Jornadas motivacionais

Acabou hoje o Tour. Pelo menos para mim, esta competição motiva-me imenso para treinar ciclismo. Durante três semanas tive uma motivação extra para sair para a estrada e ir pedalar. Agora que o Tour chegou ao fim, começam os mundiais de natação em Roma, o que vai trazer nova injecção motivacional, desta vez no primeiro segmento do triatlo.E assim temos Julho e princípio de Agosto cheio de bom desporto na Tv.

Espero que a etapa do Mount Ventoux, tenha trazido motivação a todos os triatletas que hoje se lançaram à conquista do Mount Penacova.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo - Aveiro

Depois do campeonato nacional individual, no domingo realizou-se o campeonato nacional por equipas de triatlo. Esta competição tem este ano um novo formato e, realiza-se em estafeta na distancia super sprint. Assim como aconteceu em Arronches e Montemor-o-velho, cada equipa é constituída por três elementos.O SCP apresentou-se com duas equipas, uma de juniores, e uma absoluta. Eu estava na equipa de júniores, na companhia do Guilherme marques e do João curado, enquanto que a outra equipa era constituída pelo Diogo custodio, Manuel Alves e pelo Rodrigo Baltazar.

Eu fui o primeiro da minha equipa, e no final dos 300m de natação tinha perdido uns segundos para os primeiros à saída da água. No início do ciclismo o João Amorim seguia isolado, seguido por um grupo de 4 atletas, e eu seguia um pouco atrás. Depois de conseguir colar no grupo perseguidor, seguimos juntos até à segunda transição. Tentei sair o mais rápido possível para a corrida com o objectivo de "fugir" dos triatletas do meu grupo, e tentar apanhar o João Amorim que ainda seguia na frente. Durante os cerca de 2km de corrida consegui passar para a frente e chegava a altura do Guilherme Marques entrar em acção.

O Guilherme fez uma boa natação, e fez o ciclismo sempre com a companhia do Duarte Marques. No final da corrida passou o "testemunho" ao João Curado na 2ª posição de Júniores.

O Curado, como acontece normalmente com os atletas que partem em último nas estafetas fez a prova toda em contra relógio e, conseguiu garantir o 2º posto nos Júniores. Com este resultado fomos também 3ºs a nível absoluto. A outra equipa do Sporting acabou num excelente 7º lugar.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Triatlo de Aveiro - Camp. Nac. Individual

Sábado, realizou-se a segunda etapa do campeonato nacional. Depois do 5º lugar no Funchal, adivinhava-se uma prova bastante disputada.







A natação fez-se num ritmo não muito rápido o que me permitiu seguir sem grandes problemas no 1o grupo, onde cheguei a andar perto da frente logo atrás dos líderes. No final do segmento de natação deixei me surpreender, e acabei por sair da água mais no final do grupo. A primeira transição fez logo algumas diferenças, o grupo de 12 que saiu da aguá na frente ficou dividido em dois. Eu seguia no 2º grupo, juntamente com o José Estrangeiro, o Fabrício Tomás, e posteriormente o Vasco Pessoa. Na segunda volta de ciclismo já estavamos no grupo da frente, porém o Hugo Ventura e o Miguel Arraiolos já tinham fugido. Até ao final do segmento de ciclismo apenas a registar a queda do João Pereira, e o furo do João Amorim.




Quando entramos no parque de transição tinhamos cerca de 2m40s de atrasado para os da frente, e eu mal pus os pès no chão vi que também já não tinha muitas forças. A corrida não me correu de feição, acabei por perder algumas posições e tive que sprintar no final para garantir o 2º lugar entre os Júniores.


Depois da prova, controlo antidoping e um bom jantar antes de ir descansar para a prova por equipas de Domingo.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

CE Holten


O CE de juniores está feito!
Chegamos a Holten na 6º à tarde, depois de algumas (bastantes) horas de viagem. O primeiro compromisso que tivemos foi o briefering da prova dos elites, onde já foi possível estabelecer contacto visual com muitos atletas que iriam competir nesse fim-de-semana.
Sábado foi dia de descançar, ver o percurso de natação, e parte do de ciclismo.
Domingo foi o grande dia das provas.


Às 9h45, com 79 Júniores alinhados no pontão (eu tinha o dorsal 74 e parti sobre o lado esquerdo do pontão), estava tudo preparado para o ínicio da prova. Ao meu lado estava um russo (acabou por ser 3º) e um alemão, ambos maiores que eu, o que fazia prever uma partida complicada. E assim foi, mal toca a buzina, 79 atletas sedentos de vitória lançam-se à água sem piedade. Eu acabei por passar um mau bocado na parte inicial do segmento, devido aos "choques". A determinada altura consegui chegar-me para o lado esquerdo, tive que com um ou dois atletas para manter essa posição no pelotão, e até à boia consegui "subir" um pouco no grupo. À chegada à boia, eu estava por dentro mas tentei fazer a boia numa trajectória que me permitisse passar para fora mal a passasse. Assim sendo após a passagem da 1a boia estava do lado direito do pelotão (as boias estavam à esquerda), onde apanhei os pés de um espanhol, e fomos os dois o resto do percurso a recuperar posições até à saída de àgua. O primeiro a sair da água foi o João Serrano, a meio do 1o (e grande) grupo saí eu, 4s depois do Ventura e, logo seguido pelo Amorim.


Partida (foto de www.triathlon.org)




Com muita gente junta na transição, no ínicio do ciclismo formaram-se grupos muito pequenos e pouco separados, que rapidamente se transformaram em poucos grupos, mas grandes. Seguia um grupo já numeroso na frente, eu seguia num 3º grupo que acabou por se juntar ao grupo do Amorim e do Ventura, e já à entrada de holten conseguimos entrar no 1º grupo. Na cidade o percurso fazia principalmente em ruas não muito largas, com curvas apertadas e estreitas, lombas grandes, zonas de empedrado, e tinha uma subida. Neste percurso, devido ao tamanho do pelotão e ao facto de não ter grande técnica em cima da bicicleta, nunca me consegui chegar à frente do grupo e andei todo o tempo mais a meio. Na 2ª volta, no final da subida, o grupo que vinha atrás de nós liderado pelo Palma colou, e ficou assim um grande grupo de cerca de 50 triatletas. Na descida em direcção ao parque de transição passei por algumas dificuldades e acabei por não entrar bem colocado no grupo,e como o grupo era grande, quando estava a entrar no parque, já estavam bastantes atletas a começar a correr.



Com a entrada de 50 atletlas, o parque de transição tornou-se um "pandemónio"... houve quedas, choques, bicicletas atravessadas, etc... Mal consegui sair do parque fiz um forcing para tentar chegar-me à frente. Na parte inicial ainda consegui passar bastantes atletas, mas nunca consegui chegar à frente. Acabei por acabar em 15º, e 1º Português, posição que poderia ter sido melhor caso tivesse controlado melhor o meu lugar de entrada no PT. Ainda assim acho que foi uma boa prova, pude competir com outros júniores, e representar a seleção nacional, o que é sempre bom.



Eu e o Palma a correr (foto do site da FTP)

Algumas fotos de evento em: http://gallery.ectriathlon2009.eu/

quinta-feira, 2 de julho de 2009

The final countdown...

Começou a contagem decrescente para o Campeonato da Europa de triatlo. Estes últimos dois dias, foram para preparar o material, equipar e afinar a bike, e mais precisamente hoje, fazer as malas.
Amanhã de manhã partimos para Holten, e no Domingo pelas 9h45 de lá começa a prova dos Juniores masculinos.

Esta será provalvelmente a última vez que actualizo o blog antes da prova, por isso a próxima vez que vier aqui escrever vai ser para relatar os acontecimentos do fim de semana.

Antes de ir, só espero que a prova me corra tão bem como me correu "embalar" a bike hoje, acho que estabeleci um novo record pessoal a desmontar e arrumar a bicicleta na máquina.